Literacia Financeira







DIRECÇÃO PROVINCIAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO HUAMBO



PROJECTO
ACÇÃO DE FORMAÇÃO “INSERÇÃO DOS CONTEÚDOS DE LITERACIA FINANCEIRA” NO SISTEMA EDUCATIVO


INTRODUÇÃO
A actividade humana deve ser monitorada e avaliada de modo permanente e metódico para que sejam cumpridos os objectivos traçados, exigindo controlo e acompanhamento de forma regular e orientada, sem perder de vista a função social da escola na sociedade.


JUSTIFICAÇÃO DO PROJECTO

No contexto actual do País procura-se captar a singularidade das situações concretas, as características particulares que definem uma situação e que podem considerar-se responsáveis pelo curso dos acontecimentos e produtos da vida da aula.
A avaliação é um processo centrado na evolução, devidas as descobertas sucessivas e à transformação do contexto.
Este projecto tende a compreender a situação-objecto de estudo mediante a consideração das interpretações, interesses e as aspirações daqueles que nele intervêm para fornecer a informação de que cada um dos participantes necessita, de forma a entender, interpretar e intervir de modo mais adequado sobre a Literacia Financeira.
Consideramos neste projecto, uma informação biunívoca (de mão dupla) como instrumento válido para o contraste e a reformulação de interpretações e de actuação de cada um dos formadores como membro activo e responsável no sucesso desta actividade educativa.
De salientar que a Província, em nome da Direcção Provincial da Educação, se apresenta interessada pelos significados lógicos que a parceria MED e BNA atribui aos acontecimentos, a necessidade da formação e a produção do projecto por província e a implementação das acções constantes no projecto.
Contudo, pretende-se abarcar numa primeira fase um corredor (área) que não venha abranger o Município do Huambo que ostenta o maior número de professores pelas seguintes razões:
  1. Para permitir consolidar os processos de avaliação institucional participativa (equipa de formadores);
  2. Com base as dificuldades a serem identificadas, procurar superá-las e não permitir que afecte a maior parte da população alvo (professores), obtendo maior rendimento do trabalho que se espera;
  3. Forma de enriquecer a equipa de formadores de argumentos para uma apresentação mais detalhada e completa dos factos com exemplos típicos da Província para a maior franja dos professores.
O asterisco observado no quadro abaixo indica a parte orçamental que abarca 20 dias ou quatro semanas ao contrário da previsão dos 25 dias ou das 5 semanas de trabalho propostos.


OBJECTIVOS GERAIS

Ø  Mobilizar recursos que impulsionem a disseminação e implementação dos Conteúdos de Literacia Financeira” no Sistema de Educação por parte da equipa que se beneficiou da bolsa de formadores ao nível Nacional;
Ø  Alargar o número de professores capazes de inserir conteúdos de Literacia Financeira (temas transversais) nas aulas que ministram;
Ø  Construir uma visão compartilhada do projecto entre os elementos do sistema, desde o Ministério da Educação até a base (professor);
Ø  Contribuir para o desenvolvimento da capacidade institucional da escola, de acordo com as directrizes nacionais desta área (INIDE-BNA).


OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

Ø  Identificar e descrever os objectivos e princípios da Literacia Financeira;
Ø  Conhecer as ferramentas e procedimentos metodológicos adequados sobre à inserção dos conteúdos transversais nas disciplinas de Línguas: Portuguesa, Inglesa, Francesa; História e Matemática;
Ø  Compreender a utilização de temas transversais aplicados na Literacia Financeira;
Ø  Avaliar todas as actividades desenvolvidas ao longo desta capacitação.


RESULTADOS ESPERADOS

Ø  Implementar os conteúdos de Literacia Financeira e os incorporar no Sistema Educativo Angolano;
Ø  Exercer influência idealizada para que os conhecimentos adquiridos pelos professores e alunos sejam aplicados na vida prática (familiar).


MÉTODOS A APLICAR

Ø  Métodos Activos ou Participativos;
Ø  Explicativo interativo;
Ø  Análise documental;
Ø  Exercícios de aplicação.

LOCALIDADE DE ACÇÃO

Cinco (5) áreas de actuação para os onze (11) municípios:

Ø  1ª Área: Bailundo – (Bailundo, Mungo, Londuimbali);
Ø  2ª Área: Huambo – (Município Sede);
Ø  3ª Área: Ucuma – (Ucuma, Longonjo, Chinjenje);
Ø  4ª Área: Caála – (Caála, Ecunha);
Ø  5ª Área: Chicala-Cholohanga – (Chicala-Cholohanga, Cachiungo).

DURAÇÃO

Previsão: 5 dias para cada área.

GRUPO ALVO
Todos os professores da Província que leccionam o I e II ciclo do Ensino Secundário das disciplinas de Línguas (Portuguesa, Inglesa, Francesa), Matemática e História.


RECURSOS MATERIAIS

v  Uma (1) Retroprojector; 
v  Uma (1) Tela;
v  Um (1) Ponteiro infravermelho;
v  Um (1) Cavalete ou quadro branco;
v  Dez (10) caixas de Marcadores;
v  Dois mil (2000) Textos – Base;
v  Dois mil (2000) Guia do Professor;
v  Duas mil (2000) pastas individuais dos formandos;
v  Dois mil (2000) cadernos param os formandos;
v  Duas mil (2000) esferográficas;
v  Dois mil (2000) lápis;
v  Duas mil (2000) borrachas;
v  Sete (7) flicharte;
v  Uma caixa de resmas de papel.

Textos de Apoio

  1. Literacia Financeira
1.1 Orçamento
1.2 - Bancarização e Economia
1.3 - A história da Moeda
1.4 - A história dos Bancos
1.5 - Serviços e Produtos Bancários
1.6 - Prevenção de Finanças
1.7 - Decisão de Compra
1.8 - Consumo Consciente
1.9 - Desejos, Necessidades e Possibilidades
1.10     - Evolução dos Direitos do Consumidor
1.11     - Direitos do Consumidor na Prática


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