Literacia Financeira
PROJECTO
ACÇÃO DE FORMAÇÃO “INSERÇÃO DOS CONTEÚDOS DE
LITERACIA FINANCEIRA” NO SISTEMA EDUCATIVO
INTRODUÇÃO
A actividade humana
deve ser monitorada e avaliada de modo permanente e metódico para que sejam
cumpridos os objectivos traçados, exigindo controlo e acompanhamento de forma regular
e orientada, sem perder de vista a função social da escola na sociedade.
JUSTIFICAÇÃO DO PROJECTO
No contexto actual do
País procura-se captar a singularidade das situações concretas, as
características particulares que definem uma situação e que podem considerar-se
responsáveis pelo curso dos acontecimentos e produtos da vida da aula.
A avaliação é um processo
centrado na evolução, devidas as descobertas sucessivas e à transformação do
contexto.
Este projecto tende a
compreender a situação-objecto de estudo mediante a consideração das
interpretações, interesses e as aspirações daqueles que nele intervêm para
fornecer a informação de que cada um dos participantes necessita, de forma a
entender, interpretar e intervir de modo mais adequado sobre a Literacia
Financeira.
Consideramos neste
projecto, uma informação biunívoca (de mão dupla) como instrumento válido para
o contraste e a reformulação de interpretações e de actuação de cada um dos
formadores como membro activo e responsável no sucesso desta actividade educativa.
De salientar que a
Província, em nome da Direcção Provincial da Educação, se apresenta interessada
pelos significados lógicos que a parceria MED e BNA atribui aos acontecimentos,
a necessidade da formação e a produção do projecto por província e a implementação
das acções constantes no projecto.
Contudo, pretende-se
abarcar numa primeira fase um corredor (área) que não venha abranger o
Município do Huambo que ostenta o maior número de professores pelas seguintes
razões:
- Para permitir consolidar os processos de
avaliação institucional participativa (equipa de formadores);
- Com base as dificuldades a serem identificadas,
procurar superá-las e não permitir que afecte a maior parte da população
alvo (professores), obtendo maior rendimento do trabalho que se espera;
- Forma de enriquecer a equipa de formadores de
argumentos para uma apresentação mais detalhada e completa dos factos com
exemplos típicos da Província para a maior franja dos professores.
O asterisco observado
no quadro abaixo indica a parte orçamental que abarca 20 dias ou quatro semanas
ao contrário da previsão dos 25 dias ou das 5 semanas de trabalho propostos.
OBJECTIVOS GERAIS
Ø Mobilizar recursos que impulsionem a disseminação e implementação
dos Conteúdos de Literacia Financeira” no Sistema de Educação por parte da
equipa que se beneficiou da bolsa de formadores ao nível Nacional;
Ø Alargar o número de professores
capazes de inserir conteúdos de Literacia Financeira (temas transversais) nas
aulas que ministram;
Ø Construir
uma visão compartilhada do projecto entre os elementos do sistema, desde o
Ministério da Educação até a base (professor);
Ø Contribuir
para o desenvolvimento da capacidade institucional da escola, de acordo com as
directrizes nacionais desta área (INIDE-BNA).
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Ø Identificar e descrever os objectivos e princípios da
Literacia Financeira;
Ø Conhecer as ferramentas e procedimentos
metodológicos adequados sobre à inserção dos conteúdos transversais nas
disciplinas de Línguas: Portuguesa, Inglesa, Francesa; História e Matemática;
Ø Compreender a utilização de temas transversais
aplicados na Literacia Financeira;
Ø Avaliar todas as actividades desenvolvidas ao longo
desta capacitação.
RESULTADOS ESPERADOS
Ø Implementar os conteúdos de Literacia Financeira e
os incorporar no Sistema Educativo Angolano;
Ø Exercer influência idealizada para que os
conhecimentos adquiridos pelos professores e alunos sejam aplicados na vida
prática (familiar).
MÉTODOS A APLICAR
Ø Métodos Activos ou Participativos;
Ø Explicativo interativo;
Ø Análise documental;
Ø Exercícios de aplicação.
LOCALIDADE DE ACÇÃO
Cinco (5) áreas de
actuação para os onze (11) municípios:
Ø 1ª Área: Bailundo – (Bailundo, Mungo, Londuimbali);
Ø 2ª Área: Huambo – (Município Sede);
Ø 3ª Área: Ucuma – (Ucuma, Longonjo, Chinjenje);
Ø 4ª Área: Caála – (Caála, Ecunha);
Ø 5ª Área: Chicala-Cholohanga – (Chicala-Cholohanga,
Cachiungo).
DURAÇÃO
Previsão: 5 dias para
cada área.
GRUPO ALVO
Todos os professores
da Província que leccionam o I e II ciclo do Ensino Secundário das disciplinas
de Línguas (Portuguesa, Inglesa, Francesa), Matemática e História.
RECURSOS MATERIAIS
v Uma (1) Retroprojector;
v Uma (1) Tela;
v Um (1) Ponteiro infravermelho;
v Um (1) Cavalete ou quadro branco;
v Dez (10) caixas de Marcadores;
v Dois mil (2000) Textos – Base;
v Dois mil (2000) Guia do Professor;
v Duas mil (2000) pastas individuais dos formandos;
v Dois mil (2000) cadernos param os formandos;
v Duas mil (2000) esferográficas;
v Dois mil (2000) lápis;
v Duas mil (2000) borrachas;
v Sete (7) flicharte;
v Uma caixa de resmas de papel.
Textos de Apoio
- Literacia
Financeira
1.1 – Orçamento
1.2 - Bancarização e Economia
1.3 - A história da Moeda
1.4 - A história dos Bancos
1.5 - Serviços e Produtos Bancários
1.6 - Prevenção de Finanças
1.7 - Decisão de Compra
1.8 - Consumo Consciente
1.9 - Desejos, Necessidades e Possibilidades
1.10 - Evolução dos Direitos do Consumidor
1.11 - Direitos do Consumidor na Prática
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