Implementação da iniciativa Meu Kamba-Huambo 29 de Julho de 2017


COMPANHIA NACIONAL DE COMPUTADORES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, S.A.


 Relatório Implementação - Huambo 29 Julho de 2016 Relatório de Implementação - Huambo 2

 Índice 1. 
Enquadramento......................................................................................................................... 4 1.1. Implementação 4ª Fase ...................................................................................................... 4 2. Implementação ......................................................................................................................... 6 2.1. Reunião com Directores Escolares ..................................................................................... 6 2.2. Visita às Escolas .................................................................................................................. 6 2.3. Escolas Implementadas ...................................................................................................... 7 3. Conclusão ................................................................................................................................ 10 3.1. Próximos Passos ............................................................................................................... 10 
4. Anexos ....... 

 Relatório de Implementação - Huambo 3 1. Enquadramento Relatório de Implementação - Huambo 
4 1. Enquadramento 
O Projecto Meu Kamba visa dotar alunos e professores do Ensino Primário de um conhecimento mais aprofundado relativamente à construção de conhecimentos ligados à Ciência e à Tecnologia; assim, existe uma estreita combinação entre as palavras Tecnologia, Informação e Comunicação, a que se designa abreviadamente por “TIC”. Este Projecto de Nível Nacional, iniciado em 2014, contempla o apetrechamento de 2 salas de aula Meu Kamba por escola, pensado para alunos da 5ª e 6ª Classes, cada sala de aula é composta por 40 computadores Meu Kamba, bem como 2 computadores do professor e apetrechada com equipamentos tecnológicos que permitem um ambiente de aprendizagem virtual com conteúdos disciplinares digitais. O computador funciona como ferramenta de aprendizagem em que o professor serve de facilitadores do processo educativo. Presente em 6 províncias (Bengo, Bié, Cuando-Cubango, Luanda, Lunda Sul e Namibe), contemplando 35 salas de aula e 34 escolas, pretende-se nesta 4ª Fase de implementação do projecto apetrechar mais 37 escolas e 74 salas de aula, contemplando as províncias de Benguela, Cabinda, Huambo, Namibe e Uíge. Para a implementação das salas de aula Meu Kamba a escola deve reunir condições mínimas exigidas para um projecto desta natureza, incluindo requisitos como: • Segurança (gradeamento nas janelas e portas e protecção física permanente); • Aparelhos de ar condicionado ou ventoinhas; • Acesso fácil; • Energia eléctrica da rede ou alternativa. 

1.1. Implementação 4ª Fase A implementação da 4ª Fase do Projecto Meu Kamba contempla a implementação de 8 escolas e 16 salas de aula na província do Huambo, esta implementação decorreu entre os dias 20 a 26 de Julho de 2016, após a implementação na província de Benguela, que decorreu de 13 a 17 de Junho do mesmo ano. Relatório de Implementação - Huambo 5 2. Implementação Relatório de Implementação - Huambo 

6 2. Implementação 
2.1. Reunião com Directores Escolares Tendo como base as escolas seleccionadas pela Direcção Provincial da Educação do Huambo e pela Direcção Municipal do Huambo, representadas pelo Dr. Leandro Lopes e Dr. Justino Borges respectivamente, realizou-se no dia 21 de Julho uma reunião com os Directores Escolares para apresentação do Projecto Meu Kamba e explicação da necessidade de criação de condições de segurança para os equipamentos instalados. Posteriormente realizou-se uma vistoria a todas as escolas seleccionadas para constatar as condições no local e verificar as necessidades imediatas, culminado na implementação das salas de aula. Imagem nº 1 - Implementação na Escola Deolinda Rodrigues.

2.2. Visita às Escolas No dia 21 de Julho de 2016 foram vistoriadas as 8 escolas propostas para receber o Projecto Meu Kamba, tendo-se constatado as condições existentes no local: Escola Problemas Identificados Escola Primária Nº 1 São Pedro Salas de aula da 5ª a 6ª classe sem gradeamento; Turmas de 5ª e 6ª classe com 80 alunos Escola Primária Deolinda Rodrigues Portas sem fechadura Escola do Ensino Primário N.º 34 Cidade Alta Falta de tomadas nas salas Escola do Ensino Primário N.º 102 São João Portas sem gradeamento Escola do Ensino Primário N.º 105 Chiva Escola do Ensino Primário N.º 149 São João Portas e janelas sem gradeamento Relatório de Implementação - Huambo 7 Escola do Ensino Primário N.º 156 São José/Kilombo Janelas sem gradeamento Escola do Ensino Primário N.º 54 - 28 de Agosto Portas sem gradeamento Falta de tomadas na sala Quase todos os directores se comprometeram a resolver os problemas identificados. Apenas na Escola Primária Nº 1 São Pedro não foi possível reunir com a Directora Escolar e pelas condições verificadas na Escolar decidiu-se excluir esta escola do projecto, sendo substituída pela escola comparticipada Escola Primária Nº 35 José de Cluny, após aprovação da Eng.ª Julieta Octávio. Constatou-se ainda que as tomadas eléctricas das escolas não tinham ligação de terra, o que impossibilita a utilização das UPS, que por segurança não funcionam sem ligação de terra. Nas escolas em que este problema foi identificado os Directores Escolares comprometeram-se a resolver este problema num curto prazo. Imagem nº 2 – Assinatura do auto de recepção na Escola Primária Nº 102 São João 2.3. Escolas Implementadas De 21 a 26 de Julho foram implementadas 16 salas de aula Meu Kamba na província do Huambo, conforme o seguinte mapa: Escola Salas Equipadas Escola Primária Deolinda Rodrigues Sala 2 Sala 3 Escola do Ensino Primário N.º 34 Cidade Alta Sala 1 Sala 2 Escola do Ensino Primário N.º 102 São João Sala 5 Sala 6 Relatório de Implementação - Huambo 8 Escola do Ensino Primário N.º 105 Chiva Sala 1 Sala 2 Escola do Ensino Primário N.º 149 São João Sala 5 Sala 6 Escola do Ensino Primário N.º 156 São José/Kilombo Sala 2 Sala 3 Escola do Ensino Primário N.º 54 - 28 de Agosto Sala 14 Sala 15 Escola Primária Nº 35 José Cluny Sala 5 Sala 6 Imagem nº 3 – Entrega das Salas de Aula Meu Kamba na Escola Primária Nº 54, 28 de Agosto (Directora Escolar Antónia José e Responsável Direcção Municipal da Educação Justino Borges) Imagem nº 4 – Sala de Aula Meu Kamba na Escola Deolinda Rodrigues. 

10 3. Conclusão 

Na implementação do Projecto Meu Kamba na província do Huambo verificou-se um grande empenho por parte da Direcção Provincial da Educação, quer por parte da Direcção Municipal, na criação de condições para as escolas receberem o projecto e para se melhorar o ensino na província. Todas as escolas seleccionadas demonstraram compromisso em assegurar que o projecto fosse implementado com sucesso, quer pelos Directores Escolares, quer pelo pessoal administrativo. Adicionalmente, constatou-se que se deve ter em maior atenção os seguintes aspectos: • Criação prévia de condições para a recepção do Projecto Meu Kamba - a partir do momento em que a equipa do Meu Kamba contacta a Direcção Provincial da Educação as entidades locais deveriam criar as condições necessárias para a implementação do projecto; • Condições de limpeza e higiene nas salas de aula - quer pelo pó de giz, quer pelo lixo deixado pelos alunos, as condições de higiene têm uma repercussão negativa no desempenho técnico dos aparelhos, muito particularmente nas UPS, pelo que os equipamentos foram cobertos com plástico para não ficarem expostos; • Inexistência de sistemas de ventilação nas escolas da província do Huambo - factor justificado pelas temperaturas não excessivas na província e pela reduzida humidade na época de calor. Pelo que este factor não levou à exclusão de nenhuma escola, embora se deva considerar no futuro se a ventilação natural das salas é suficiente para o correcto funcionamento dos equipamentos no Huambo. 

3.1. Próximos Passos Após a implementação das salas de aula deve-se planear a formação dos professores envolvidos no projecto, devendo ocorrer num curto espaço de tempo para que os agentes escolares não sintam que não lhes estão a ser entregues todas as ferramentas para a criação de um ensino virtual. Deve ainda haver um acompanhamento de proximidade por parte da Direcção Provincial do Ensino que sirva de ponte entre a província e o Meu Kamba. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ESCOLAS AMIGAS DA CRIANÇA

Literacia Financeira