Implementação da iniciativa Meu Kamba-Huambo 29 de Julho de 2017
COMPANHIA NACIONAL DE COMPUTADORES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, S.A.
Relatório Implementação - Huambo 29 Julho de 2016 Relatório de Implementação - Huambo 2
Índice 1.
Enquadramento......................................................................................................................... 4 1.1. Implementação 4ª Fase ...................................................................................................... 4 2. Implementação ......................................................................................................................... 6 2.1. Reunião com Directores Escolares ..................................................................................... 6 2.2. Visita às Escolas .................................................................................................................. 6 2.3. Escolas Implementadas ...................................................................................................... 7 3. Conclusão ................................................................................................................................ 10 3.1. Próximos Passos ............................................................................................................... 10
4. Anexos .......
Relatório de Implementação - Huambo 3 1. Enquadramento Relatório de Implementação - Huambo
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1. Enquadramento
O Projecto Meu Kamba visa dotar alunos e professores do Ensino Primário de um conhecimento
mais aprofundado relativamente à construção de conhecimentos ligados à Ciência e à
Tecnologia; assim, existe uma estreita combinação entre as palavras Tecnologia, Informação e
Comunicação, a que se designa abreviadamente por “TIC”.
Este Projecto de Nível Nacional, iniciado em 2014, contempla o apetrechamento de 2 salas de
aula Meu Kamba por escola, pensado para alunos da 5ª e 6ª Classes, cada sala de aula é
composta por 40 computadores Meu Kamba, bem como 2 computadores do professor e
apetrechada com equipamentos tecnológicos que permitem um ambiente de aprendizagem
virtual com conteúdos disciplinares digitais. O computador funciona como ferramenta de
aprendizagem em que o professor serve de facilitadores do processo educativo.
Presente em 6 províncias (Bengo, Bié, Cuando-Cubango, Luanda, Lunda Sul e Namibe),
contemplando 35 salas de aula e 34 escolas, pretende-se nesta 4ª Fase de implementação do
projecto apetrechar mais 37 escolas e 74 salas de aula, contemplando as províncias de Benguela,
Cabinda, Huambo, Namibe e Uíge.
Para a implementação das salas de aula Meu Kamba a escola deve reunir condições mínimas
exigidas para um projecto desta natureza, incluindo requisitos como:
• Segurança (gradeamento nas janelas e portas e protecção física permanente);
• Aparelhos de ar condicionado ou ventoinhas;
• Acesso fácil;
• Energia eléctrica da rede ou alternativa.
1.1. Implementação 4ª Fase
A implementação da 4ª Fase do Projecto Meu Kamba contempla a implementação de 8 escolas
e 16 salas de aula na província do Huambo, esta implementação decorreu entre os dias 20 a 26
de Julho de 2016, após a implementação na província de Benguela, que decorreu de 13 a 17 de
Junho do mesmo ano.
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2. Implementação
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2. Implementação
2.1. Reunião com Directores Escolares
Tendo como base as escolas seleccionadas pela Direcção Provincial da Educação do Huambo e
pela Direcção Municipal do Huambo, representadas pelo Dr. Leandro Lopes e Dr. Justino Borges
respectivamente, realizou-se no dia 21 de Julho uma reunião com os Directores Escolares para
apresentação do Projecto Meu Kamba e explicação da necessidade de criação de condições de
segurança para os equipamentos instalados. Posteriormente realizou-se uma vistoria a todas as
escolas seleccionadas para constatar as condições no local e verificar as necessidades imediatas,
culminado na implementação das salas de aula.
Imagem nº 1 - Implementação na Escola Deolinda Rodrigues.
2.2. Visita às Escolas
No dia 21 de Julho de 2016 foram vistoriadas as 8 escolas propostas para receber o Projecto
Meu Kamba, tendo-se constatado as condições existentes no local:
Escola Problemas Identificados
Escola Primária Nº 1 São Pedro Salas de aula da 5ª a 6ª classe sem gradeamento;
Turmas de 5ª e 6ª classe com 80 alunos
Escola Primária Deolinda Rodrigues Portas sem fechadura
Escola do Ensino Primário N.º 34 Cidade
Alta
Falta de tomadas nas salas
Escola do Ensino Primário N.º 102 São
João
Portas sem gradeamento
Escola do Ensino Primário N.º 105
Chiva
Escola do Ensino Primário N.º 149 São
João
Portas e janelas sem gradeamento
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Escola do Ensino Primário N.º 156 São
José/Kilombo
Janelas sem gradeamento
Escola do Ensino Primário N.º 54 - 28
de Agosto
Portas sem gradeamento
Falta de tomadas na sala
Quase todos os directores se comprometeram a resolver os problemas identificados. Apenas na
Escola Primária Nº 1 São Pedro não foi possível reunir com a Directora Escolar e pelas condições
verificadas na Escolar decidiu-se excluir esta escola do projecto, sendo substituída pela escola
comparticipada Escola Primária Nº 35 José de Cluny, após aprovação da Eng.ª Julieta Octávio.
Constatou-se ainda que as tomadas eléctricas das escolas não tinham ligação de terra, o que
impossibilita a utilização das UPS, que por segurança não funcionam sem ligação de terra. Nas
escolas em que este problema foi identificado os Directores Escolares comprometeram-se a
resolver este problema num curto prazo.
Imagem nº 2 – Assinatura do auto de recepção na Escola Primária Nº 102 São João
2.3. Escolas Implementadas
De 21 a 26 de Julho foram implementadas 16 salas de aula Meu Kamba na província do Huambo,
conforme o seguinte mapa:
Escola Salas Equipadas
Escola Primária Deolinda Rodrigues Sala 2
Sala 3
Escola do Ensino Primário N.º 34 Cidade Alta Sala 1
Sala 2
Escola do Ensino Primário N.º 102 São João Sala 5
Sala 6
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Escola do Ensino Primário N.º 105 Chiva Sala 1
Sala 2
Escola do Ensino Primário N.º 149 São João Sala 5
Sala 6
Escola do Ensino Primário N.º 156 São José/Kilombo Sala 2
Sala 3
Escola do Ensino Primário N.º 54 - 28 de Agosto Sala 14
Sala 15
Escola Primária Nº 35 José Cluny Sala 5
Sala 6
Imagem nº 3 – Entrega das Salas de Aula Meu Kamba na Escola Primária Nº 54, 28 de Agosto
(Directora Escolar Antónia José e Responsável Direcção Municipal da Educação Justino Borges)
Imagem nº 4 – Sala de Aula Meu Kamba na Escola Deolinda Rodrigues.
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3. Conclusão
Na implementação do Projecto Meu Kamba na província do Huambo verificou-se um grande
empenho por parte da Direcção Provincial da Educação, quer por parte da Direcção Municipal,
na criação de condições para as escolas receberem o projecto e para se melhorar o ensino na
província. Todas as escolas seleccionadas demonstraram compromisso em assegurar que o
projecto fosse implementado com sucesso, quer pelos Directores Escolares, quer pelo pessoal
administrativo.
Adicionalmente, constatou-se que se deve ter em maior atenção os seguintes aspectos:
• Criação prévia de condições para a recepção do Projecto Meu Kamba - a partir do
momento em que a equipa do Meu Kamba contacta a Direcção Provincial da Educação
as entidades locais deveriam criar as condições necessárias para a implementação do
projecto;
• Condições de limpeza e higiene nas salas de aula - quer pelo pó de giz, quer pelo lixo
deixado pelos alunos, as condições de higiene têm uma repercussão negativa no
desempenho técnico dos aparelhos, muito particularmente nas UPS, pelo que os
equipamentos foram cobertos com plástico para não ficarem expostos;
• Inexistência de sistemas de ventilação nas escolas da província do Huambo - factor
justificado pelas temperaturas não excessivas na província e pela reduzida humidade na
época de calor. Pelo que este factor não levou à exclusão de nenhuma escola, embora
se deva considerar no futuro se a ventilação natural das salas é suficiente para o correcto
funcionamento dos equipamentos no Huambo.
3.1. Próximos Passos
Após a implementação das salas de aula deve-se planear a formação dos professores envolvidos
no projecto, devendo ocorrer num curto espaço de tempo para que os agentes escolares não
sintam que não lhes estão a ser entregues todas as ferramentas para a criação de um ensino
virtual.
Deve ainda haver um acompanhamento de proximidade por parte da Direcção Provincial do
Ensino que sirva de ponte entre a província e o Meu Kamba.
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