Projecto de Apoio ao Ensino Primário PAEP-Implementação Huambo
PROJECTO DE APOIO AO ENSINO PRIMÁRIO PAEP-IMPLEMENTAÇÃO HUAMBODPECTH-11de Abril de 2017
INTRODUÇÃO
A educação constitui um processo que
visa preparar o indivíduo para as exigências da vida política, económica e
social. O sistema de educação tende à formação harmoniosa e integral do homem.
O Ministério da Educação enfrenta o
grande desafio da universalização do ensino primário a todas as crianças.
Assim, Angola está comprometida em
atingir as metas do milénio, ratificadas em Dakar (2000), o que significa que
antes do ano 2015 todas as crianças deverão estar escolarizadas. Este grande
desafio pressupõe uma agenda de prioridades qualitativa e quantitativa em diferentes
domínios das estratégias do ensino ao nível das escolas sobretudo do ensino
primário.
As metodologias que serão aplicadas
durante as formações basear-se-ão através a Lei de Bases do Sistema de Educação
(Lei nº 13/01 de 31 de Dezembro-Anexo I) e implementado através do Decreto Nº
2/05 de 14 de Janeiro (Anexo II).
Assim, a situação apresentada
anteriormente coloca ênfase especial na questão do desenho do plano de formação
em serviço, especialmente para professores(a) sem agregação pedagógica. E, no
projecto estão contemplados dois módulos de formação com unidades curriculares
no quadro de um curso intensivo de 32 horas estabelecido dentro do espaço das
pausas pedagógicas por cada município da província.
Porém, as experiencias de formação
massiva de professores(a) em serviço mostram que as mesmas não têm grande
impacto na modificação das estratégias metodológicas implementadas pelos
professores(a) na sala de aulas.
ANTECEDENTES E EFICÁCIA DOS PROJECTOS
EDUCATIVOS DE ESCOLAS
Eficácia e Impacto Tendencial
Outros projectos de natureza educacional
já tiveram lugar nesta Direcção Provincial de educação, a favor das escolas
primárias como é o caso do projecto de apoio ao ensino primário que tanto
trabalhou com as escolas dos municípios e como resultado foram elaborados 58
projectos educativos distribuídos em 16 projectos e 42 micro projecto.
Nesse projecto a Assistente Técnica Internacional
(ATI) que durante 4 anos fez consultorias as 58 escolas deixou uma equipa de 12
técnicos formadores.
De Janeiro à Novembro de 2013, num universo
de 12.682 funcionários da educação da província, cerca de 27% do total controlado, que corresponde 3435funcionários dentre eles directores, professores, coordenadores
das Zonas de Influência Pedagógica, metodólogos e inspectores municipais, foram
atingidos pelas formações em metodologias activas que na sequência das suas
actividades evoluíram para aumento das actividades nas escolas e, hoje, cerca
de 66 projectos educativos de escolas estão a ser elaborados em todos os
municípios da província.
E, segundo as informações e opiniões de directores(a),
professores(a) até pais e encarregados de educação entrevistados, consideram
adequada e apropriada a assistência prestada pela equipa.
Sem dúvida que os resultados até agora
percebidos pelos beneficiários directos e indirectos são positivos.
Há ainda de assinalar que, a maioria dos
entrevistados no terreno, manifestam haver ainda muito que fazer para aumentar o
número de escolas a enveredar nessas metodologias activas de trabalho que
conseguiram pelo menos criar confiança e um ambiente de reflexão para a mudança
que será possível, e aconselhável perspectivar com perseverança a continuidade
da reforma para a melhoria do desempenho e gestão dos recursos humanos.
Logo, tais opiniões nos encorajam no
reforço das actividades de género, em dar sequências com as metodologias activas
em outras escolas que nunca beneficiaram de formações e, diminuindo desta forma
assimetrias ainda visíveis em algumas instituições escolar.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
DO PROJECTO
A Reforma Educativa visa melhorar a
qualidade de ensino através da oferta de projecto educativo inserido numa
estrutura do Sistema de Educação.
Para o novo Sistema Educativo aprovado
em Dezembro de 2011, através da Lei de Bases do Sistema de Educação (Lei nº
13/01 de 31 de Dezembro_Anexo I) e implementado através do Decreto nº 2/05 de
Janeiro (Anexo II), no artigo nº 59º.
A qualidade de ensino em vigor na
República de Angola, implica, inevitavelmente, referir as maiores expectativas
sobre as mudanças contínuas e profundas do Sistema Educativo, isto é, dos
planos de estudo, dos conteúdos, das metodologias de ensino do Sistema de
Avaliação e da Organização e Gestão das Escolas.
Nesta conformidade, este projecto dentro
das suas estratégias para melhoria de ensino, as Acções Formativa sobre Micro
projecto e Projecto Educativo de Escola serão para os Directores(a),
Subdirectores(a), Professores(a), Coordenadores de classes e das Zonas de
Influência Pedagógica (ZIPs), do ensino primário para contribuir num plano de
acção escolar e formação contínua dos docentes, funcionários dos serviços da
administração escolar, auxiliares da acção educativa e encarregados de educação
e sempre de acordo com as necessidades da escola.
Assim, as Pausas Pedagógicas serão utilizadas
para as escolas primárias realizarem acções formativas cuja abrangência
atingirá os 11 Municípios da Província na perspectiva de se formar cerca de 43%,
que corresponde a 5500 funcionários, numa média de 500 funcionários por
Município.
Desta feita, dos 27% já formados e 43% a
formar estaria a aumentar o número de formados e consequentemente a reduzir o
número total de 12.682 para 8.935 até em
2014 e cerca de 3.747 necessitados da formação para 2015, o que vai concorrer
para o bom desempenho no processo de ensino-aprendizagem nas classes do ensino
primário.
E, para uma percepção dos recursos
humanos envolvidos em todos municípios da província e seus arredores, a tabela
mostra os professores(a) do ensino primário e suas escolas por Município.
N/O
|
MUNICÍPIO
|
NÚMERO DE PROFESSORES DO ENSINO
PRIMÁRIO POR SEXO E MUNICIPIO
|
|
MF
|
F
|
||
1
|
HUAMBO
|
4024
|
2290
|
2
|
CHINJENJE
|
409
|
132
|
3
|
UKUMA
|
660
|
407
|
4
|
LONGONJO
|
754
|
252
|
5
|
CAALA
|
1694
|
872
|
6
|
EKUNHA
|
790
|
310
|
7
|
BAILUNDO
|
1424
|
515
|
8
|
MUNGO
|
390
|
123
|
9
|
CACHIUNGO
|
1024
|
613
|
10
|
CHICALA
CHOLOHANGA
|
674
|
339
|
11
|
LONDUIMBALI
|
839
|
421
|
|
TOTAL
|
12.682
|
6.274
|
Dados
Fornecidos pela Secção de Estudos e Planeamento Estatística
Ainda sobre número de escolas da
província são no total de 1.068, distribuídas por toda extensão da província
com cerca de 12.682 professores(a) de nível primário.
O grupo Alvo é essencialmente
constituído por docentes sem agregação pedagógica, que tem vindo a crescer pelo
simples facto de nos últimos concursos de ingresso ter-se assistido uma entrada
massiva de novos professores(a) para
responder as necessidades de ensino, cumprindo desta forma com as directrizes
da estratégia nacional de Educação para todos até 2015.
É nesta visão que elaboramos este
projecto, com o propósito de envolver toda comunidade educativa e juntos alcançarmos
as metas preconizadas para o cumprimento dos objectivos do milénio.
E, para que este objectivo seja
alcançado incentivamos todos os docentes e funcionários das escolas primárias a
serem submetidos a formações sobre técnicas para a elaboração dos micro-projectos
que é a opção dos Projectos Educativos de Escola, na óptica de gestão,
orçamento, micro-projectos de alfabetização, maquetas e a hora semanal de
leitura.
Os módulos estão elaborados com uma
carga horária de 32 horas.
A ênfase recairá nas bases
didáctico-metodológica, macro e micro planificação das aulas, elaboração dos
projectos Educativos de Escola e Micro-Projectos, avaliação das aprendizagens,
bem como na utilização dos materiais de apoio elaborados para o Ensino Primário,
especialmente no que diz respeito às duas disciplinas nucleares: Língua
Portuguesa e Matemática.
O módulo será de carácter
teórico-prático. No quadro da formação os participantes receberão a
justificação conceptual e as ferramentas metodológicas para desenvolverem
inovações educativas.
Esses projectos contribuirão para a
melhoria das competências didácticas dos professores(a) na sala de aula e assim,
superar deficiências históricas dos programas de formação de professores(a) em serviço,
com variantes massivas e sem possibilidade de aplicação dos novos conhecimentos
na sala de aula.
Os professores(a) que receberem as 32
horas de formação nesta componente irão ter oportunidade de aplicar esta
inovação didáctica na sua escola em forma de micro-projectos de melhoramento da qualidade do ensino em matérias
básicas do currículo do ensino primário e para o desenvolvimento das
capacidades de expressão e comunicação e de racionalização de forma
lógico-abstracta.
JUSTIFICATIVA
JUSTIFICAÇÃO DO PROJECTO_ é um Projecto
direccionado aos Professores(a) do Ensino Primário para a Superação, o caso dos
funcionários(a) recentemente admitidos(a) e, actualização para os
professores(a) com um certo tempo de serviço mas, com habilitações baixas e com
ou/ sem a componente pedagógica.
Qualidade
na Formação de Professores.
Em concordância com a análise
apresentada precedentemente, as actividades de monitoria às escolas, realizadas
pelo grupo de técnico de campo mostraram fundamentos relevantes que pesam
especificamente em aspectos que têm a ver com as qualificações pedagógicas do
pessoal docente.
O elevado número de professores(a) sem
agregação pedagógica constitui um constrangimento à eficácia do trabalho com as
crianças do ensino primário. Alguns deles tem um baixo nível de escolaridade e
falta de vocação para o trabalho docente.
Para além destes elementos são mencionados
como o rácio professor(a) aluno(a) que é muito elevado chegando a ser acima de
60 alunos(a), poucos centros de recursos, (oficinas pedagógicas, pequenas
bibliotecas, tecnologia de informação e comunicação, etc,) auto-avaliação, para
os professores(a) e dentre outras ainda é notório a pouca motivação ao
trabalho.
O ambiente referenciado acima, está
associado a fraca capacidade de acompanhamento na assistência aos funcionários
em conteúdos didáctico-pedagógicos na planificação, monitoria e avaliação, e a
realização dos diagnóstico da psicogénese.
OBJECTIVO
DA FORMAÇÃO
Esta formação é de carácter abrangente a
todos os professores(a), pelo facto do Ensino primário ter aplicado a mono-docência
para o Novo Sistema aprovado em Dezembro de 2001, através da Lei de Bases do
Sistema de Educação (Lei nº 13/01 de 31 de Dezembro-Anexo I) e implementado
através do Decreto Nº 2/05 de 14 de Janeiro (Anexo II).
Criar capacidades técnicas e de
liderança nos directores coordenadores de classes e professores;
proporcionar aos professores sem
agregação pedagógica de conhecimentos, atitudes e aptidões básicas, do ponto de
vista dos conteúdos curriculares, ferramentas de estratégicas metodológicas de
ensino.
Ligar a formação em serviços dos
professores com/ou sem agregação pedagógica nas áreas de língua portuguesa e
matemática.
BENEFICIÁRIOS DO PROJECTO
Os beneficiários directos do projecto
serão 5500 professores do ensino primário durante os dois ciclos (formação
antes do ano lectivo e 2º trimestre) nos 11 Municípios da Província do Huambo,
que serão submetidos a uma carga horária de formação nas suas áreas de trabalho
durante as pausas pedagógicas.
Os beneficiários indirectos serão os
alunos e alunas que se matricularem no subsistema de educação obrigatória do
ensino primário.
Objectivos gerais
·
Formar professores(a) com perfil
necessário à materialização integral dos objectivos gerais da educação;
·
Formar professores(a) com sólidos
conhecimentos científico-técnico e uma profunda consciência patriótica que
permita assumir com responsabilidade a tarefa de ensinar e educar as novas
gerações;
Objectivos específicos:
·
Contribuir para a formação científica
dos formandos mediante a aquisição de conhecimentos que permitam utilizar
recursos locais para elaborar os Meios
de Ensino.
·
Reconhecer a importância do uso de técnicas
simples para elaborar objectos de uso académico.
·
Reconhecer o valor dos recursos naturais
e artificiais como material concretizador das aulas.
Para as Disciplinas:
Língua
Portuguesa
·
Compreender a língua Portuguesa como
instrumento de comunicação e expressão oral e escrita que permita integração
social e uma participação consciente nos processos de desenvolvimento do país.
·
Compreender a língua através da leitura,
interpretação e escrita de textos adequados à classe;
·
Aplicar correctamente os conteúdos
gramaticais adequados a classe e ao nível, bem como os conhecimentos adquiridos
nas classes anteriores;
·
Aplicar a prática da leitura e da
escrita, apropriando-se progressivamente dos meios e instrumentos ao alcance e,
Matemática
·
Desenvolver nos formandos a noção da
estrutura do sistema numérico;
·
Desenvolver habilidades de cálculos com
resolução de problemas de aritméticas e geometria;
·
Desenvolver as formas de pensamento
lógico e a capacidade de utilizar correctamente os métodos dedutivos da lógica.
ACTIVIDADES (o que fazer)
objectivo
|
PLANO DAS FORMAÇÕES (Metodologias e Técnicas
Pedagógicas)
|
|
Língua Portuguesa
|
Identificação das ideias importantes
de um texto e as relações entre as mesmas
|
|
Procurar num texto a informação
necessária à concretização de uma tarefa a realizar
|
|
|
Produzir pequenos textos dentro da
realidade local
|
|
|
Explicitação das regras ortográficas e
de pontuação
|
|
|
Distinguir vogais, ditongos, orais e
nasais
|
|
|
Elaborar texto e seu diagnóstico
(organização gráfica, estrutura frásica, Adequação vocabulário, caligrafia,
ortografia e pontuação) _ estratégias (maqueta)
|
|
|
Sinais auxiliares da escrita
|
|
|
Os Verbos e sua variação
|
|
|
Advérbios e locuções adverbiais
|
|
|
|
Discurso directo e indirecto
|
|
|
|
|
Matemática
|
Números Inteiros
|
|
Números Decimais
|
|
|
Números Racionais
|
|
|
Geometria
|
|
ESTRATÉGIAS
DE IMPLEMENTAÇÃO
O projecto propõe-se desenvolver uma
estratégia de formação em serviço para os professores(a) com /ou sem agregação
e implementar medidas efectivas e eficientes para melhorar a qualidade do
trabalho na sala de aulas através do método de aplicação dos micro-projectos.
O que é um Micro-projecto: é um conjunto
de actividades, devidamente estruturadas, que se realizam na sala de aulas ou
fora dela, com a participação activa dos alunos, visando desenvolvimento de
competências da comunicação oral, leitura expressiva e a expressão de ideias próprias,
através da escrita, no caso de Língua Portuguesa. Em relação à Matemática, os Micro-Projectos
visam promover as competências de resolução de problemas.
E, estarão a disposição dos formandos
dois módulos de formação com unidades curriculares no quadro de um curso intensivo
de 32 horas estabelecido dentro do espaço das pausas pedagógicas dos trimestres
em cada município da província.
Quadro
Lógico
Objectivo geral
|
Indicadores objectivamente
verificáveis
|
Fontes de verificação
|
Hipóteses
|
Melhorar o acesso a um ensino primário
de qualidade através do desenvolvimento dos Recursos Humanos e fortalecimento
das estruturas de planeamento, orçamento e de gestão do sistema educativo, de
forma efectiva e eficiente.
|
|
|
|
Objectivos específicos
|
-Técnicas de planificação de longo,
médio e curto prazos das aulas fortalecidas
|
Planos de médio e curtos prazos
produzidos com regularidade
|
|
Promover o aperfeiçoamento
profissional dos professores do ensino primário e desenvolver nas escolas
capacidades técnicas e humanas na produção e utilização informação necessária
para gestão e planeamento dos programas da educação.
|
|
|
|
Resultados esperados:
Fortalecido
|
-Abordagem de projectos Educativos de
Escolas e Micro Projectos para Língua Portuguesa e da Matemática
consolidadas.
-Material didáctico de Língua
Portuguesa e da Matemática distribuídos.
|
|
|
Equipa de Formadores
O
projecto estará assegurado por 14 Técnicos profissionais da educação que irão
assistir tecnicamente os professores(a) nas formações e durante a implementação nos 11
municípios da província.
Desses
Técnicos cinco (5) Seniores especialistas a educação do ensino primário que aconselharão
os beneficiários directos e indirectos no seguimento das orientações deste
programa de treinamento durante a implementação e, os outros sete (7)
Assistentes Técnicos que terão funções de orientar e trabalhar com os
professores nas escolas na fase da implementação.
Mas, para que tenha resultados
preconizado os Técnicos Seniores e Assistentes Técnicos Locais (ATL) estarão
subdivididos em dois, para dois pólos opostos de modo a cumprir com a formação
nos onze (11) municípios em simultâneo no período, que curto é, de cada pausa
pedagógica.
Os formadores estarão contemplados com
um escritório equipados com dois (2) computadores, electro-projectora, uma
impressora, cinco (4) secretarias e dois (2) armários equipados com o material
didáctico para apoio a formações caso a situação assim o exija.
Para a implementação a coordenação das
actividades prevê a colaboração de um (1) funcionário em regime de compensação
salarial por município.
Os coordenadores e os Técnicos Seniores para
o êxito das formações em metodologias activas serão contemplados com um
subsidio de 60% do escalão de licenciados, de igual modo os Assistentes
Técnicos Locais estão enquadrados à subsídios de 60% do 4º escalão dos
licenciados.
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