---*---
REPÚBLICA DE ANGOLA
GOVERNO PROVINCIAL DO HUAMBO
CONSELHO PROVINCIAL DA CRIANÇA
COMISSÃO ESPECIALIZDA Nº 2 CRIANÇAS DOS
6 AOS 18 ANOS
COMPROMISSOS:
·
5) Educação Primária e Formação Profissional
·
6) Justiça Juvenil
RELATÓRIO
ANUAL
Compromisso nº 5 – Educação Primária e
Formação Profissional
a) Aumentar a
taxa líquida de escolarização para mais de 90%
O número total de alunos
matriculados no presente ano lectivo é de 867.080
e comparativamente ao mesmo periodo de 2015 houve um aumento de 60.774 alunos, correspondendo a uma
taxa de 7,5%.
Nº
|
MUNICÍPIOS
|
Iniciação
|
1ª Classe
|
2ª Classe
|
3ª Classe
|
4ª Classe
|
5ª Classe
|
6ª Classe
|
TOTAL
|
||||||||
MF
|
F
|
MF
|
F
|
MF
|
F
|
MF
|
F
|
MF
|
F
|
MF
|
F
|
MF
|
F
|
MF
|
F
|
||
1
|
HUAMBO
|
20617
|
10256
|
27444
|
14122
|
36836
|
18985
|
26011
|
13430
|
33272
|
17332
|
21656
|
11032
|
23040
|
11884
|
188876
|
97041
|
2
|
CAÁLA
|
12996
|
5963
|
15441
|
7555
|
17065
|
8804
|
14082
|
7313
|
14995
|
7416
|
6122
|
3010
|
6305
|
2932
|
87006
|
42993
|
3
|
LONGONJO
|
4012
|
2478
|
5217
|
2717
|
6149
|
2897
|
12931
|
1946
|
4006
|
1884
|
1966
|
833
|
1653
|
790
|
35934
|
13545
|
4
|
UCUMA
|
2496
|
1101
|
3181
|
2491
|
3750
|
1866
|
2880
|
1397
|
2793
|
1433
|
1933
|
879
|
1744
|
838
|
18777
|
10005
|
5
|
CHINJENJE
|
2600
|
1480
|
3131
|
1900
|
2673
|
1 159
|
1957
|
901
|
2357
|
997
|
1450
|
706
|
1355
|
621
|
15523
|
7764
|
6
|
ECUNHA
|
4595
|
2236
|
5277
|
2532
|
5721
|
2844
|
4464
|
2262
|
5145
|
2224
|
3014
|
1422
|
2857
|
1359
|
31073
|
14879
|
7
|
LONDUIMBALI
|
5826
|
2956
|
6721
|
2945
|
7582
|
3773
|
7802
|
3322
|
5381
|
2959
|
4127
|
1634
|
3453
|
1475
|
40892
|
19064
|
8
|
BAILUNDO
|
13849
|
6655
|
22161
|
9033
|
17554
|
8328
|
14853
|
7169
|
13121
|
6024
|
14949
|
4400
|
8172
|
3549
|
104659
|
45158
|
9
|
MUNGO
|
6358
|
3101
|
6570
|
3156
|
6315
|
3167
|
4993
|
2403
|
4309
|
2012
|
2588
|
1237
|
2081
|
983
|
33214
|
16059
|
10
|
CACHIUNGO
|
11204
|
5340
|
9517
|
5092
|
7699
|
4171
|
5664
|
2897
|
4530
|
2197
|
3018
|
1534
|
2253
|
1426
|
43885
|
22657
|
11
|
CHICALA
|
4380
|
2054
|
6562
|
3129
|
5767
|
2365
|
4320
|
2044
|
4043
|
1925
|
2225
|
978
|
1772
|
760
|
29069
|
13255
|
TOTAL
|
88933
|
43620
|
1E+05
|
54672
|
1E+05
|
58359
|
99957
|
45084
|
93952
|
46403
|
63048
|
27665
|
54685
|
26617
|
628908
|
302420
|
b) Aumentar a
taxa de actual de alfabetização das crianças na faixa etária dos 12 aos 18
anos, para mais de 90%
Estão matriculados no programa de
alfabetização 72.186 alunos,
correspondendo a um grau de execução de 85%
em relação a meta estipulada. Comparativamente ao mesmo período do ano
transato verificou-se um aumento de 31.728
alunos, o que representa um incremento de 78,4%.
CONSOLIDADO/ANO
LECTIVO 2016
|
||||||||||||
CLASSES
|
12-15Anos
|
16-18
Anos
|
19-25
Anos
|
26-35
Anos
|
Mais
de 36 Anos
|
TOTAL
|
||||||
MF
|
F
|
MF
|
F
|
MF
|
F
|
MF
|
F
|
MF
|
F
|
MF
|
F
|
|
Alfabetização
|
7759
|
5435
|
5720
|
4070
|
6506
|
4603
|
5465
|
3848
|
6662
|
4652
|
32112
|
22608
|
Módulo 2
|
7169
|
3920
|
5950
|
3427
|
3133
|
1974
|
2212
|
1420
|
1588
|
995
|
20052
|
11736
|
Módulo3
|
8243
|
3912
|
6084
|
3447
|
3117
|
1904
|
2118
|
1244
|
1348
|
755
|
20910
|
11262
|
Módulo 4
|
38
|
16
|
36
|
18
|
38
|
20
|
112
|
54
|
||||
TOTAL
GERAL
|
23209
|
13283
|
17790
|
10962
|
12794
|
8501
|
9795
|
6512
|
9598
|
6402
|
73186
|
45660
|
c) Reduzir em 80% a taxa de disparidade de
género nas escolas
Dos 867.080 alunos matriculados
em todos os ciclos no presente ano lectivo, 400.935 são do sexo femenino o que
demonstra de forma clara os sucessos que se tem alcançado no domínio do
equilíbrio no acesso a educação para rapazes e raparigas.
TOTAL GERAL DE ALUNOS
MATRICULADOS ANO 2016
MF
|
F
|
|
NÚMERO TOTAL DE
ALUNOS MATRICULADOS NA PROVÍNCIA
|
867.080
|
400.935
|
d) Baixar a
taxa de abandono para menos de 5%
Existem medidas de política concebidas pelo
executivo para combater este fenónmeno dentre as quais ressaltam a
Sensibilização das c omunidades sobre a importância da escola, bem como da
instrução e formação de seus educandos e a duistribuição da merenda escolar que
fruto da conjuntura actual, infelizmente nã está a ser distribuida este ano.
Por outro lado e não menos
importante, a taxa de abandono escolar reduz anualmente para um mínimo de 5%,
obtida através da divisão do número de alunos que abandonam o sistema em
relação ao número de matriculados.
e) Aumentar a
taxa de promoção escolar
Nº
|
MUNICÍPIOS
|
TURMAS FORMADAS NO ENSINO PRIMÁRIO - ANO LECTIVO 2016
|
|||||||
Iniciação
|
1ª Classe
|
2ª Classe
|
3ª Classe
|
4ª Classe
|
5ª Classe
|
6ª Classe
|
TOTAL
|
||
1
|
HUAMBO
|
274
|
352
|
504
|
424
|
527
|
365
|
394
|
2840
|
2
|
CAÁLA
|
231
|
287
|
308
|
265
|
265
|
121
|
107
|
1584
|
3
|
LONGONJO
|
105
|
117
|
131
|
101
|
104
|
63
|
57
|
678
|
4
|
UCUMA
|
58
|
79
|
83
|
65
|
66
|
46
|
43
|
440
|
5
|
CHINJENJE
|
74
|
89
|
76
|
50
|
67
|
38
|
33
|
427
|
6
|
ECUNHA
|
137
|
129
|
134
|
110
|
122
|
77
|
77
|
786
|
7
|
LONDUIMBALI
|
124
|
136
|
155
|
133
|
137
|
77
|
64
|
826
|
8
|
BAILUNDO
|
307
|
492
|
399
|
330
|
292
|
332
|
181
|
2333
|
9
|
MUNGO
|
103
|
109
|
101
|
78
|
67
|
44
|
38
|
540
|
10
|
CACHIUNGO
|
234
|
193
|
161
|
123
|
100
|
86
|
70
|
967
|
11
|
CHICALA
|
111
|
135
|
135
|
110
|
106
|
58
|
56
|
711
|
TOTAL
|
1758
|
2118
|
2187
|
1789
|
1853
|
1307
|
1120
|
12132
|
f) Assegurar a
distribuição atempada dos kits escolares a pelo menos 90% das crianças do
ensino primário
CLASSE
|
NÚMERO DE MANUAIS
DISTRIBUIDOS
|
MANUAIS LEVANTADOS
EM BENGUELA
|
INICIAÇÃO
|
5.357
|
2.563
|
1ª CLASSE
|
132.186
|
37.846
|
2ª CLASSE
|
107.582
|
18.981
|
3 ª CLASSE
|
128.290
|
57.503
|
4ª CLASSE
|
118.151
|
52.511
|
5ª CLASSE
|
122.531
|
27.448
|
6ª CLASSE
|
151.412
|
39.711
|
TOTAL
|
888.040
|
236.563
|
g) Expandir os
cursos de formação profissional para atender 20% dos jovens inscritos nos
programas de alfabetização e aceleração escolar.
TABELA-7:
ALUNOS MATRICULADOS NAS ESCOLAS TÉCNICO PROFISSIONAIS
Nº
|
CLASSES
|
MATRICULAS DO II CICLO TÉCNICO PROFISSIONAL ANO - 2016
|
|
MF
|
F
|
||
10ª Classe
|
1722
|
533
|
|
11ª Classe
|
1238
|
426
|
|
12ªClasse
|
1258
|
494
|
|
13ª Classe
|
312
|
189
|
|
TOTAL GERAL
|
4530
|
1642
|
TABELA-8:
TURMAS FORMADAS NO ENSINO TÉCNICO
PROFISSIONAL
Nº
|
MUNICÍPIOS
|
TURMAS FORMADAS /ANO LECTIVO 2016
|
TOTAL
|
|||
10ª Classe
|
11ª Classe
|
12ª Classe
|
13ª Classe
|
|||
1
|
HUAMBO
|
29
|
30
|
31
|
7
|
97
|
2
|
CAÁLA
|
|||||
3
|
LONGONJO
|
|||||
4
|
UCUMA
|
|||||
5
|
CHINJENJE
|
|||||
6
|
ECUNHA
|
|||||
7
|
LONDUIMBALI
|
|||||
8
|
BAILUNDO
|
|||||
9
|
MUNGO
|
|||||
10
|
CACHIUNGO
|
13
|
10
|
9
|
32
|
|
11
|
CHICALA
|
|||||
TOTAL
|
42
|
40
|
40
|
7
|
129
|
Existência de um centro de formação profissional,
localizado na zona do Casseque III, bem como oficinais móveis vocacionadas para
a formação profissional de jovens, com os seguintes cursos;
·
Carpintaria.
·
Serralharia.
·
Contabilidade e gestão.
·
Secretariado.
·
Construção civil.
·
Informática.
·
Electricidade e canalização.
h) Implantar um
sistema fiável de produção e difusão de informação da educação, de forma a
melhorar a gestão e monitorização do sistema educativo.
·
Implementada a elaboração de planos estratégicos
para a gestão e monitoria do sistema educativo em todas as repartições
municipais de educação da província.
BOAS PRÁTICAS
·
Aumento da nossa capacidade de absorção de
crianças em função do aumento do número de salas de aulas que tem contribuido
significativamente para o aumento das taxas de escolarização.
·
Poderemos chegar mais longe na concretização dos
objectivos traçados pelo executivo em prol das crianças, temos hoje um aumento
significativo da resolução dos vários problemas que afectam as mesmas.
·
A nossa capacidade institucional de atendimento
a crianças vai se fortalecendo em função do envolvimento das comunidades, das
famílias e da sociedade em geral.
·
Forte envolvimento das comissões de pais e encarregados
de educação em suas comunidades na construção de salas improvisadas para a
realização do processo docente-educativo.
CONSTRANGIMENTOS
·
Toda actividade, por mais perfeita que seja a
sua concepção, pressupõe sempre sobressaltos no seu cumprimento, é nesta senda
que entendemos que a falta de disponibilidade financeira em muito contribuiu
para que outros programas como a realização de seminários de capacitação,
realização de actividades recreativas e sabedoria etc
·
No âmbito do apoio social do sector de educação
mais concretamente a merenda escolar ainda continua a não abranger o maior
número de crianças possíveis, conforme nossa pretensão e neste ano em
particular a mesma não está a ser distribuida, pelo que receamos que em muitas
localidades a estagnação do processo de distribuição possa contribuir
significativamente para o aumento dos índices de abandono escolar.
Huambo aos 22 de Agosto de
2016
O Coordenador
da Comissão Especializada
_________________________________________
Leandro Ngonga Mário Lopes
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