---*---
REPÚBLICA DE ANGOLA
GOVERNO PROVINCIAL DO HUAMBO
CONSELHO PROVINCIAL DA CRIANÇA
COMISSÃO ESPECIALIZDA Nº 2 CRIANÇAS DOS 6 AOS 18 ANOS
COMPROMISSOS:
·        5) Educação Primária e Formação Profissional
·        6) Justiça Juvenil


RELATÓRIO ANUAL

Compromisso nº 5 – Educação Primária e Formação Profissional

a)      Aumentar a taxa líquida de escolarização para mais de 90%

O número total de alunos matriculados no presente ano lectivo é de 867.080 e comparativamente ao mesmo periodo de 2015 houve um aumento de 60.774 alunos, correspondendo a uma taxa de 7,5%.

MUNICÍPIOS
Iniciação
1ª Classe
2ª Classe
3ª Classe
4ª Classe
5ª Classe
6ª Classe
TOTAL
MF
F
MF
F
MF
F
MF
F
MF
F
MF
F
MF
F
MF
F
1
HUAMBO
20617
10256
27444
14122
36836
18985
26011
13430
33272
17332
21656
11032
23040
11884
188876
97041
2
CAÁLA
12996
5963
15441
7555
17065
8804
14082
7313
14995
7416
6122
3010
6305
2932
87006
42993
3
LONGONJO
4012
2478
5217
2717
6149
2897
12931
1946
4006
1884
1966
833
1653
790
35934
13545
4
UCUMA
2496
1101
3181
2491
3750
1866
2880
1397
2793
1433
1933
879
1744
838
18777
10005
5
CHINJENJE
2600
1480
3131
1900
2673
1 159
1957
901
2357
997
1450
706
1355
621
15523
7764
6
ECUNHA
4595
2236
5277
2532
5721
2844
4464
2262
5145
2224
3014
1422
2857
1359
31073
14879
7
LONDUIMBALI
5826
2956
6721
2945
7582
3773
7802
3322
5381
2959
4127
1634
3453
1475
40892
19064
8
BAILUNDO
13849
6655
22161
9033
17554
8328
14853
7169
13121
6024
14949
4400
8172
3549
104659
45158
9
MUNGO
6358
3101
6570
3156
6315
3167
4993
2403
4309
2012
2588
1237
2081
983
33214
16059
10
CACHIUNGO
11204
5340
9517
5092
7699
4171
5664
2897
4530
2197
3018
1534
2253
1426
43885
22657
11
CHICALA
4380
2054
6562
3129
5767
2365
4320
2044
4043
1925
2225
978
1772
760
29069
13255
TOTAL
88933
43620
1E+05
54672
1E+05
58359
99957
45084
93952
46403
63048
27665
54685
26617
628908
302420







b)      Aumentar a taxa de actual de alfabetização das crianças na faixa etária dos 12 aos 18 anos, para mais de 90%

Estão matriculados no programa de alfabetização 72.186 alunos, correspondendo a um grau de execução de 85% em relação a meta estipulada. Comparativamente ao mesmo período do ano transato verificou-se um aumento de 31.728 alunos, o que representa um incremento de 78,4%.

CONSOLIDADO/ANO LECTIVO 2016
CLASSES
12-15Anos
16-18 Anos
19-25 Anos
26-35 Anos
Mais de 36 Anos
TOTAL
MF
F
MF
F
MF
F
MF
F
MF
F
MF
F
Alfabetização
7759
5435
5720
4070
6506
4603
5465
3848
6662
4652
32112
22608
Módulo 2
7169
3920
5950
3427
3133
1974
2212
1420
1588
995
20052
11736
Módulo3
8243
3912
6084
3447
3117
1904
2118
1244
1348
755
20910
11262
Módulo 4
38
16
36
18
38
20




112
54
TOTAL GERAL
23209
13283
17790
10962
12794
8501
9795
6512
9598
6402
73186
45660





c)       Reduzir em 80% a taxa de disparidade de género nas escolas
Dos 867.080 alunos matriculados em todos os ciclos no presente ano lectivo, 400.935 são do sexo femenino o que demonstra de forma clara os sucessos que se tem alcançado no domínio do equilíbrio no acesso a educação para rapazes e raparigas.

TOTAL GERAL DE ALUNOS MATRICULADOS ANO 2016

MF
F
NÚMERO TOTAL DE ALUNOS MATRICULADOS NA PROVÍNCIA
867.080
400.935


d)     Baixar a taxa de abandono para menos de 5%

 Existem medidas de política concebidas pelo executivo para combater este fenónmeno dentre as quais ressaltam a Sensibilização das c omunidades sobre a importância da escola, bem como da instrução e formação de seus educandos e a duistribuição da merenda escolar que fruto da conjuntura actual, infelizmente nã está a ser distribuida este ano.

Por outro lado e não menos importante, a taxa de abandono escolar reduz anualmente para um mínimo de 5%, obtida através da divisão do número de alunos que abandonam o sistema em relação ao número de matriculados.


e)      Aumentar a taxa de promoção escolar


MUNICÍPIOS
TURMAS FORMADAS NO ENSINO PRIMÁRIO - ANO LECTIVO 2016
Iniciação
1ª Classe
2ª Classe
3ª Classe
4ª Classe
5ª Classe
6ª Classe
TOTAL
1
HUAMBO
274
352
504
424
527
365
394
2840
2
CAÁLA
231
287
308
265
265
121
107
1584
3
LONGONJO
105
117
131
101
104
63
57
678
4
UCUMA
58
79
83
65
66
46
43
440
5
CHINJENJE
74
89
76
50
67
38
33
427
6
ECUNHA
137
129
134
110
122
77
77
786
7
LONDUIMBALI
124
136
155
133
137
77
64
826
8
BAILUNDO
307
492
399
330
292
332
181
2333
9
MUNGO
103
109
101
78
67
44
38
540
10
CACHIUNGO
234
193
161
123
100
86
70
967
11
CHICALA
111
135
135
110
106
58
56
711
TOTAL
1758
2118
2187
1789
1853
1307
1120
12132



f)       Assegurar a distribuição atempada dos kits escolares a pelo menos 90% das crianças do ensino primário

CLASSE
NÚMERO DE MANUAIS DISTRIBUIDOS
MANUAIS LEVANTADOS EM BENGUELA
INICIAÇÃO
5.357
2.563
1ª CLASSE
132.186
37.846
2ª CLASSE
107.582
18.981
3 ª CLASSE
128.290
57.503
4ª CLASSE
118.151
52.511
5ª CLASSE
122.531
27.448
6ª CLASSE
151.412
39.711
TOTAL
888.040
236.563








g)      Expandir os cursos de formação profissional para atender 20% dos jovens inscritos nos programas de alfabetização e aceleração escolar.

TABELA-7: ALUNOS MATRICULADOS NAS ESCOLAS TÉCNICO PROFISSIONAIS
CLASSES
MATRICULAS DO II CICLO TÉCNICO PROFISSIONAL ANO - 2016
MF
F
10ª Classe
1722
533
11ª Classe
1238
426
12ªClasse
1258
494
13ª Classe
312
189
TOTAL GERAL
4530
1642

TABELA-8: TURMAS FORMADAS NO ENSINO TÉCNICO
PROFISSIONAL
MUNICÍPIOS
TURMAS FORMADAS /ANO LECTIVO 2016
TOTAL
10ª Classe
11ª Classe
12ª Classe
13ª Classe
1
HUAMBO
29
30
31
7
97
2
CAÁLA





3
LONGONJO





4
UCUMA





5
CHINJENJE





6
ECUNHA





7
LONDUIMBALI





8
BAILUNDO





9
MUNGO





10
CACHIUNGO
13
10
9

32
11
CHICALA





TOTAL
42
40
40
7
129



Existência de um centro de formação profissional, localizado na zona do Casseque III, bem como oficinais móveis vocacionadas para a formação profissional de jovens, com os seguintes cursos;
·         Carpintaria.
·         Serralharia.
·         Contabilidade e gestão.
·         Secretariado.
·         Construção civil.
·         Informática.
·         Electricidade e canalização. 


h)      Implantar um sistema fiável de produção e difusão de informação da educação, de forma a melhorar a gestão e monitorização do sistema educativo.

·         Implementada a elaboração de planos estratégicos para a gestão e monitoria do sistema educativo em todas as repartições municipais de educação da província.




                                        BOAS PRÁTICAS

·         Aumento da nossa capacidade de absorção de crianças em função do aumento do número de salas de aulas que tem contribuido significativamente para o aumento das taxas de escolarização.
·         Poderemos chegar mais longe na concretização dos objectivos traçados pelo executivo em prol das crianças, temos hoje um aumento significativo da resolução dos vários problemas que afectam as mesmas.
·         A nossa capacidade institucional de atendimento a crianças vai se fortalecendo em função do envolvimento das comunidades, das famílias e da sociedade em geral.
·         Forte envolvimento das comissões de pais e encarregados de educação em suas comunidades na construção de salas improvisadas para a realização do processo docente-educativo.


                                 CONSTRANGIMENTOS

·         Toda actividade, por mais perfeita que seja a sua concepção, pressupõe sempre sobressaltos no seu cumprimento, é nesta senda que entendemos que a falta de disponibilidade financeira em muito contribuiu para que outros programas como a realização de seminários de capacitação, realização de actividades recreativas e sabedoria etc

·         No âmbito do apoio social do sector de educação mais concretamente a merenda escolar ainda continua a não abranger o maior número de crianças possíveis, conforme nossa pretensão e neste ano em particular a mesma não está a ser distribuida, pelo que receamos que em muitas localidades a estagnação do processo de distribuição possa contribuir significativamente para o aumento dos índices de abandono escolar.




Huambo aos 22 de Agosto de 2016

                     O Coordenador da Comissão Especializada
               _________________________________________

                         Leandro Ngonga Mário Lopes


Comentários

Mensagens populares deste blogue

ESCOLAS AMIGAS DA CRIANÇA

Literacia Financeira