REPÚBLICA DE ANGOLA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PROJECTO APRENDIZAGEM PARA TODOS – PAT
RESUMO
INTRODUÇÃO
Este Resumo foi elaborado para informar sobre o Projecto Aprendizagem para Todos-PAT,
seu objectivo e âmbito de desenvolvimento.
Ele contém informações sobre as componentes que fazem parte
deste projecto, os seus respectivos objectivos, as actividades relacionadas
com a melhoria na gestão escolar, a
formação contínua de professores e o estabelecimento de um sistema de avaliação
de alunos no ensino primário.
Os resultados esperados do PAT são a aquisição de
competências pelos professores para o desempenho das suas funções em sala de
aula, a fim de melhorar a qualidade das
aprendizagens dos alunos.
EQUIPA
DE GESTÃO DO PAT
Outubro 2014
QUAIS SÃO OS OBJECTIVOS DE DESENVOLVIMENTO
DO PAT?
Os Objectivos de Desenvolvimento do PAT são:
1.
Melhorar os conhecimentos e as competências dos professores;
2.
Melhorar a gestão das escolas nas áreas designadas do Projecto;
3.
Desenvolver um sistema de avaliação sistemática de alunos.
Trata-se de um Projecto de âmbito nacional que será implementado nas
Províncias em três fases:
Ø Fase 1: Moxico, Lunda Norte, Lunda Sul, Bié, Uíge, Cabinda, Namibe e
Luanda.
Ø Fase 2: Malange, Zaire, Bengo, Kuando Kubango, Kwanza Sul.
Ø Fase 3:Kuanza Norte, Benguela, Huambo, Huíla, Cunene.
QUAIS SÃO AS
COMPONENTES DO PAT E OS SEUS OBJECTIVOS?
O Projecto Aprendizagem para Todos – PAT estrutura-se em três
componentes, a saber:
Componente 1. Melhorar os Conhecimentos e Competências
dos Professores e a Gestão Escolar em Escolas Primárias das Áreas Designadas do
Projecto
Esta componente tem os seguintes objectivos:
1.
Reforçar e expandir o modelo das Zonas de Influência Pedagógica
(ZIP) a todas as províncias de
Angola, testando simultaneamente a capacidade e o potencial do modelo para a
oferta de programas de formação de professores;
2.
Preparar, implementar e testar um programa de formação contínua de
professores com vista a actuar sobre os conhecimentos académicos e as
competências pedagógicas dos professores, a fim de melhorar os processos de
ensino na sala de aula;
3.
Contribuir para a melhoria da qualidade da gestão da escola e da
participação da comunidade, com a introdução de subsídios escolares associados
a projectos educativos escolares e processos de aprendizagem.
Componente 2. Estabelecer um Sistema de Avaliação de
Alunos
Esta componente visa apoiar o Ministério da Educação nos seus
esforços de estabelecimento de um sistema nacional de avaliação, através de
capacitação e disponibilização de assistência técnica aos responsáveis pela
educação para a preparação e implementação de vários exercícios de avaliação da
educação primária.
A componente 2 vai ser apoiada por assistência técnica
nacional e internacional para a realização das seguintes actividades:
Ø Preparação
dos exercícios de Avaliação por amostragem de Língua Portuguesa e Matemática na
4ª e 6ª classes;
Ø Preparação
do inquérito sobre a prestação de serviços;
Ø Exercício
de Avaliação por amostragem de Língua Portuguesa e Matemática na 4ª e 6ª
classes;
Ø Estabelecimento
de referenciais de base, Egra;
Ø Preparação
dos exames nacionais;
Ø Consolidação
das metas de aprendizagem e bancos de itens para a 4ª e 6ª classes;
Ø Pilotagem
dos exames nacionais na 6ª classe em Língua Portuguesa e Matemática;
Ø Preparação
da estratégia de Avaliação;
Ø Implementação
dos exames nacionais e finalização da estratégia de Avaliação.
Componente 3. Gestão
do Projecto
Esta componente apoiará a implementação do Projecto reforçando a
capacidade de gestão a nível local e fornecendo recursos para apoio da equipa
central de gestão do Projecto.
O desenvolvimento da capacidade de gestão dos quadros provinciais e
municipais e dos quadros das escolas de formação de professores (EFP) que
participam no Projecto será feita através de um programa de
formação centrado em gestão, monitorização, avaliação e prestação de contas
associadas às actividades do Projecto.
Esta formação, decorrerá em todas as províncias e
contribuirá para:
1. Reforçar
as competências de prestação de serviços educativos de qualidade;
2. Melhorar
a capacidade de gestão financeira, monitorização e administrativa para apoiar
as actividades desenvolvidas e executadas pelas escolas de formação de
professores e ZIPs no âmbito do projecto.
O QUE SE ESPERA
DESTE PROJECTO?
Ø Objectivo 1:
Melhoria dos conhecimentos e competências dos professores.
Ø Indicador 1:
Demonstração de melhoria nos conhecimentos e competências dos formados, medida
pelos resultados de testes de avaliação de conhecimentos e observação de aulas.
Ø Objectivo 2:
Melhoria da Gestão das escolas.
Ø Indicador 2:
Percentagem de conselhos de escola em funcionamento (apenas nas escolas visadas
pelo projecto).
Ø Objectivo 3:
Sistema de avaliação de alunos.
Ø Indicador 3:
Número de avaliações por amostragem concretizadas.
QUAIS SÃO OS
BENEFICIÁRIOS DO PROJECTO?
O PAT pretende beneficiar no total:
Ø 500.000 Alunos do Ensino
Primário
Ø 980 Escolas Primárias
Ø 24.300 Professores do Ensino
Primário
Ø 80 Formadores das E F P
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