REPÚBLICA DE ANGOLA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO


PROJECTO APRENDIZAGEM PARA TODOS – PAT
RESUMO


INTRODUÇÃO

Este Resumo foi elaborado para informar sobre o Projecto Aprendizagem para Todos-PAT, seu objectivo e âmbito de desenvolvimento.
Ele contém informações sobre as componentes que fazem parte deste projecto, os seus respectivos objectivos, as actividades relacionadas com  a melhoria na gestão escolar, a formação contínua de professores e o estabelecimento de um sistema de avaliação de alunos no ensino primário.
Os resultados esperados do PAT são a aquisição de competências pelos professores para o desempenho das suas funções em sala de aula, a fim de melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos.


            EQUIPA DE GESTÃO DO PAT
Outubro 2014


QUAIS SÃO OS OBJECTIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO PAT?
Os Objectivos de Desenvolvimento do PAT são:
1.     Melhorar os conhecimentos e as competências dos professores;
2.     Melhorar a gestão das escolas nas áreas designadas do Projecto;
3.     Desenvolver um sistema de avaliação sistemática de alunos.
Trata-se de um Projecto de âmbito nacional que será implementado nas Províncias em três fases:
Ø  Fase 1: Moxico, Lunda Norte, Lunda Sul, Bié, Uíge, Cabinda, Namibe e Luanda.
Ø  Fase 2: Malange, Zaire, Bengo, Kuando Kubango, Kwanza Sul.
Ø  Fase 3:Kuanza Norte, Benguela, Huambo, Huíla, Cunene.

QUAIS SÃO AS COMPONENTES DO PAT E OS SEUS OBJECTIVOS?
O Projecto Aprendizagem para Todos – PAT estrutura-se em três componentes, a saber:
Componente 1. Melhorar os Conhecimentos e Competências dos Professores e a Gestão Escolar em Escolas Primárias das Áreas Designadas do Projecto
Esta componente tem os seguintes objectivos:
1.     Reforçar e expandir o modelo das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP) a todas as províncias de Angola, testando simultaneamente a capacidade e o potencial do modelo para a oferta de programas de formação de professores;
2.     Preparar, implementar e testar um programa de formação contínua de professores com vista a actuar sobre os conhecimentos académicos e as competências pedagógicas dos professores, a fim de melhorar os processos de ensino na sala de aula;
3.     Contribuir para a melhoria da qualidade da gestão da escola e da participação da comunidade, com a introdução de subsídios escolares associados a projectos educativos escolares e processos de aprendizagem.

Componente 2. Estabelecer um Sistema de Avaliação de Alunos
Esta componente visa apoiar o Ministério da Educação nos seus esforços de estabelecimento de um sistema nacional de avaliação, através de capacitação e disponibilização de assistência técnica aos responsáveis pela educação para a preparação e implementação de vários exercícios de avaliação da educação primária.
A componente 2 vai ser apoiada por assistência técnica nacional e internacional para a realização das seguintes actividades:
Ø  Preparação dos exercícios de Avaliação por amostragem de Língua Portuguesa e Matemática na 4ª e 6ª classes;
Ø  Preparação do inquérito sobre a prestação de serviços;
Ø  Exercício de Avaliação por amostragem de Língua Portuguesa e Matemática na 4ª e 6ª classes;
Ø  Estabelecimento de referenciais de base, Egra;
Ø  Preparação dos exames nacionais;
Ø  Consolidação das metas de aprendizagem e bancos de itens para a 4ª e 6ª classes;
Ø  Pilotagem dos exames nacionais na 6ª classe em Língua Portuguesa e Matemática;
Ø  Preparação da estratégia de Avaliação;
Ø  Implementação dos exames nacionais e finalização da estratégia de Avaliação.

Componente 3. Gestão do Projecto
Esta componente apoiará a implementação do Projecto reforçando a capacidade de gestão a nível local e fornecendo recursos para apoio da equipa central de gestão do Projecto.
O desenvolvimento da capacidade de gestão dos quadros provinciais e municipais e dos quadros das escolas de formação de professores (EFP) que participam no Projecto será feita através de um programa de formação centrado em gestão, monitorização, avaliação e prestação de contas associadas às actividades do Projecto.
Esta formação, decorrerá em todas as províncias e contribuirá para: 
1.     Reforçar as competências de prestação de serviços educativos de qualidade;
2.     Melhorar a capacidade de gestão financeira, monitorização e administrativa para apoiar as actividades desenvolvidas e executadas pelas escolas de formação de professores e ZIPs no âmbito do projecto.

O QUE SE ESPERA DESTE PROJECTO?
Ø Objectivo 1: Melhoria dos conhecimentos e competências dos professores.
Ø Indicador 1: Demonstração de melhoria nos conhecimentos e competências dos formados, medida pelos resultados de testes de avaliação de conhecimentos e observação de aulas.
Ø Objectivo 2: Melhoria da Gestão das escolas.
Ø Indicador 2: Percentagem de conselhos de escola em funcionamento (apenas nas escolas visadas pelo projecto).
Ø Objectivo 3: Sistema de avaliação de alunos.
Ø Indicador 3: Número de avaliações por amostragem concretizadas.

QUAIS SÃO OS BENEFICIÁRIOS DO PROJECTO?
O PAT pretende beneficiar no total:
Ø 500.000 Alunos do Ensino Primário
Ø 980 Escolas Primárias
Ø 24.300 Professores do Ensino Primário
Ø 80 Formadores das E F P



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